A Escola

Fundada em 1985, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Elenita Vasconcelos Carvalho surgiu para suprir a necessidade da oferta de educação infantil na comunidade de Pedra Lavrada, visto que, só havia uma “escola municipal” onde era oferecida Educação de Jovens e Adultos, e funcionava na residência do Dr. Graciliano Lordão Filho, sendo a mesma conhecida na comunidade como ‘O Casarão’. Por esse motivo, na administração do Prefeito constitucional Manoel Rodrigues de Lima, foi construído na rua Washington Vasconcelos, s/nº,  03 (três) salas de aula  num conjunto de 02 prédios, recebendo a denominação de Grupo Escolar Municipal “Maria Elenita de Vasconcelos Carvalho” conhecido na época por “Grupinho” sob projeto do Vereador Manoel de Fernandes. A escola recebeu esse nome em homenagem à Professora e Socióloga Maria Elenita Vasconcelos Carvalho, pelos seus serviços prestados à educação do município durante toda sua vida.

Inicialmente a escola funcionava apenas em dois turnos: manhã, com uma turma da pré-escola (Chapeuzinho Vermelho, no primeiro ano) e a noite, com uma turma de EJA. A escola foi ascendendo, sempre marcada pelo bom desenvolvimento de atividades pedagógicas na educação infantil onde podemos destacar a Profª Tereza Jeane Soares Pereira Cunha como precursora, e em seguida Linalda Pimentel de Araújo, Maria Lindalva Macedo, Antonio Cordeiro Rodrigues, Divaneide Marques, Lucinea Oliveira, entre muitos outros que foram surgindo,cada um com sua contribuição, favorecendo uma melhoria na qualidade da educação oferecida. No segmento de EJA podemos destacar Maria de Fátima Oliveira (1ª Professora da Escola), Josélia Guimarães, Niedja de Fátima Cordeiro Rodrigues e Valdira Vasconcelos.

A EMEF Maria Elenita Vasconcelos Carvalho, ao longo desses 25 anos passou por algumas reformas de ampliação, essas reformar ocorreram nas gestões de João de Melo Azevedo (1993 - 1996) e Sebastião de Vasconcelos Porto (1997 – 2000). No ano de 2000  obtivemos um crescimento  em torno de 80% no número de alunos. Fato que fez com que o município requeresse o prédio onde funcionava a escola do Estado (EEEFM Graciliano Fontini Lordão), para que pudesse comportar os alunos da 5ª a 8ª series, que passando a funcionar nos três turnos, embora a educação infantil (pré I e II) e o fundamental II(1ª a 4ª) ainda funcionavam no prédio situado a Rua Washington Vasconcelos, s/n.

Em 2009, na administração do Prefeito José Antonio Vasconcelos Costa a escola passou a funcionar em apenas um prédio, graças à construção pelo Governo do Estado da EEEFM Matilde de Melo Buriti no Distrito de Cumarú, onde os alunos daquela localidade não precisam mais se deslocar até a escola da zona urbana.




Copyright 2009 Simplex Celebs All rights reserved Designed by SimplexDesign